domingo, 3 de abril de 2011

EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA ARTE (III)




Proposta de trabalho da professora Carla Regina da E. M. Professor Gilberto Bento / 9a.CRE neste primeiro semestre de 2011 (*).

"Acredito na arte como produção de sentido! A arte de viver é a forma de executar com habilidade e imaginação o exercício do dia a dia, e encontrar o espaço e o território da alegria."




Trabalho inspirado na marchinha de carnaval "Olha a cabeleira do Zezé"





"A Escola Municipal Professor Gilberto Bento acolheu o ano letivo de 2011 de braços abertos, em um ato próprio de afeto, de cuidar, de dar colo com desprendimento, espontaneidade e espirituosa manifestação de alegria."



Professora Carla, à direita da foto, abraçada pelo trabalho "Colo"


"O mural feito em forma feminina e braços gigantes, preenchidos pelos alunos de bolinhas de jornal, pode ser manipulados pelas turmas, que podem percebem-se envolvidos e protegidos, serve para dimensionar a escola como um espaço de interação e de vivencias de aprendizagem significativa."



Trabalho inspirado na obra de J. Carlos



"Alegria e espontaneidade que faz pensar o sentido terapêutico da arte é a tese dos trabalhos com a proximidade do carnaval."

"Analise das obras de J. Carlos: Os personagens do carnaval carioca, assim como as formas sutis e belas das mulheres que comovem e confirmam a identidade de nossa cidade como um verdadeiro palco. E assim pensar e comemorar o aniversario do Rio de Janeiro. Identificar o genial cartunista, ilustrador, poeta do humor carioca, artista sensível aos detalhes da sociedade daquela época. E Como as riquezas de detalhes suas charges marcam o ritmo da festa a beleza da cidade. Os desenhos de pierrôs colombinas, malandros , foliões e defensores de um tempo que através do talento e versatilidade de J. Carlos idealizamos um espírito de harmonia e romantismo. Esses personagens mascaram os sonhos e fantasias com muito glamour e muita arte. 'Eita carioca danado!'d"

"Contextualizar as Artes como elo de motivação e reflexão do aluno em direção à sua autonomia, é uma maneira de despertar para as formas de apreender e aprender de fato."

"Os alunos PEJA adoraram entender o significado do carnaval, sua história. Após explanação e debate com a professora de artes, entenderam esta pratica festiva como parte de um conjunto de manifestações do povo, cultura popular, assim como também um elemento para a industria turística e cultural. Ouviram várias marchinhas, esse ritmo que arrasta qualquer um para a folia, e focaram em uma delas para fazer artes. “Olha a cabeleira do Zezé”, música de João Roberto Quelly. Uma forma de brincar com prazer e atenção às diversidade que andam pelas cabeças, cor, linha, ponto, ritmo e volume... Códigos visuais!"

"Assim os territórios das artes vão se apresentando e conformando ao universo do aluno: O corpo, o chão, as paredes, a memória... Inicia-se o ano letivo."


Carla Regina
Professora de artes visuais da E.M. Prof.Gilberto Bento da Silva / 9a.CRE



NOTA Conheçam mais sobre a escola E.M. Bento Silva na postagem de Marcia Cristina Alves (representante da 9a.CRE junto ao Rioeduca.net)


(*) Texto e fotos da professora Carla Regina enviados por e-mail

Postado por Imaculada Conceição M. Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário