sábado, 30 de abril de 2011

VISITA AO CCBB-RJ - EXPOSIÇÃO ESCHER








"A professora Janete Martins Bloise, formada em artes visuais, relatou em seu blog ARTE NA ESCOLA PÚBLICA(1) como foi a visita à exposição Escher, no CCBB com as turmas 1901 e 1902 do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa/1a.CRE".(2)



NOTA:
(1) O blog da profa. Janete Martins Bloise chama-se agora: Aulas Passeio: http://artesnaescolapublica.blogspot.com/
(2) A citação acima foi retirada do blog Rioeduca.net - A Revolução Acontece: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=883



Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ARTES NA E.M. RONDON


NOVA PROPOSTA DE ARTE EDUCAÇÃO DE LUCIANA MENZ PARA 2011






Trabalho de Releitura - E.M. Rondon - Professora Luciana Menz(*)

No blog da E.M. Rondon, encontrei estes dois vídeos editados pela professora Luciana Menz. Um deles foi construído pela própria Luciana como ferramenta didática; o outro, mostra uma primeira produção de seus alunos dentro da proposta para este ano.

"Este trabalho faz parte do Projeto 'Quadros Animados: Um passeio pela história de nossa cultura'. Até o final do ano, os alunos irão fazer animações de pinturas brasileiras, transformando uma imagem estática em movimento" - escreve Luciana Menz, no blog(*).



RELEITURAS
"O vídeo explica o que é releitura".




RELEITURAS DOS ALUNOS DA RONDON
"Este vídeo mostra os trabalhos de releitura dos alunos da E. M. Rondon . Os educandos aprenderam o que era releitura para depois realizar uma. Esta atividade faz parte do projeto "Quadros Animados", que será desenvolvido no ano de 2011".




NOTA:
(*) A postagem original é do blog "Professores de Artes Plásticas 8ª CRE": http://professores8cre.blogspot.com/



Postado por: Imaculada Conceição Manhães Marins

sexta-feira, 22 de abril de 2011

6 MILHÕES DE OUTROS: VÍDEO-EXPOSIÇÃO




6 bilhões de Outros: vídeo-exposição chega a São Paulo


Novo projeto do fotógrafo e cineasta Yann Arthus Bertrand expõe, no MASP, vídeos com depoimentos de pessoas de todo o mundo sobre questões da vida, incluindo as mudanças climáticas


Marina Franco - Edição: Mônica Nunes
Planeta Sustentável
(*1)



O fotótgrafo e ambientalista francês Yann Arthus Bertrand ficou conhecido por clicar imagens aéreas de diversos locais do planeta, como o Porto de Mopti (Mali) ou o manguezal em forma de coração na Nova Caledônia, ambas reunidas no livro A Terra Vista do Alto e abordadas no documentário Nosso Planeta, Nossa Casa, de 2009. Se sempre quis mostrar a Terra em imagens panorâmicas, em seu novo projeto - 6 bilhões de Outros* - Bertrand focou na intimidade das pessoas.

O fotógrafo, com apoio de sua fundação GoodPlanet*, idealizou o novo projeto para o qual, durante cinco anos, repórteres filmaram depoimentos de mais de cinco mil pessoas em 78 países sobre questões como felicidade, amor, medos, sofrimentos ou o sentido que dão à vida. As mudanças climáticas, percebidas nos quatro cantos do mundo, também estão presentes no filme. Pessoas de culturas, crenças, ocupações e etnias diferentes, como um agricultor afegão, um pescador brasileiro ou uma lojista chinesa, responderam a mais de quarenta perguntas. As entrevistas contaram com a seleção e edição dos cineastas Sibylle d’Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire.

O resultado desses registros já foi visto por mais de 3,5 milhões de pessoas nos últimos dois anos. 6 bilhões de Outros foi exibido em países da Europa e Ásia e, agora, chega ao Brasil. A mostra foi inaugurada ontem, apenas para convidados, no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, onde fica até o dia 10 de julho. Com o objetivo de criar um clima intimista e provocar reflexão e emoção, os vídeos são exibidos em oito tendas inspiradas nas habitações dos nômades mongóis.

Os entrevistados se dirigem para a câmara, sem intervenção dos repórteres, e parecem conversar diretamente com os expectadores. Cria-se, assim, um laço de intimidade e identificação humana. “Esse projeto serve para identificarmos o que acontece com a humanidade no mundo todo”, afirma uma senhora de Madagascar, entrevistada pelo projeto.

Assista a alguns depoimentos no trailler, abaixo:




Em outras duas salas, os visitantes também podem assistir a um making of da exposição... leia mais...




NOTAS:


(2) Site do projeto: 6 Milhões de Outros: http://www.6milliardsdautres.org/

(3) Veja ainda: GoodPlanet.org http://www.goodplanet.org/



Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

“Don Quixote nas bodas de Comacho” UFRJ





“Don Quixote nas bodas de Comacho” abre temporada de ópera na Universidade (Escola de Música / UFRJ)



Escrito por Maria Celina Machado
Material extraído do site da Escola de Música da UFRJ (*1
)



“Don Quixote nas bodas de Comacho”, do compositor barroco alemão George Philipp Telemann (1681-1767), foi a escolhida para inaugurar a “Ópera na UFRJ” em 2011. Já estão confirmadas quatro récitas no Salão Leopoldo Miguez, nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio e outra no auditório do Centro de Tecnologia do Fundão, em 18 de maio. Em 02 de junho, será a vez de Niterói, e no dia 16, o projeto chega a Petrópolis, ampliando, este ano, a itinerância. Ainda estão previstas apresentações na UERJ e em Campos.

Os professores Marcelo Fagerlande, da EM, e José Henrique Moreira, do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO), serão responsáveis pela direção musical e cênica, respectivamente. Com participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ, a ópera contará também com o próprio Fagerlande e com Clara Albuquerque nos cravos, Bruno Correia na tiorba, Guilherme Barroso no alaúde e Eduardo Antonello na viola de gamba. “A música é linda e de fácil absorção pelo público”, comenta Fagerlande. “Don Quixote e Sancho Pança são testemunhas de uma história de amor entre pastores. É um episódio muito leve”, reforça José Henrique, acrescentando que, com um ato, a apresentação terá duração de uma hora, o que é “um tempo bom, adequado ao trabalho”.

O diretor artístico da Escola, Eduardo Biato, salienta que, mais uma vez, a iniciativa congrega alunos, professores e funcionários de três unidades. No elenco, há estudantes da Escola de Música e também da Comunicação. Estarão em cena 15 cantores, sendo sete solistas e oito no coro, e também seis atores, alunos do Curso de Direção Teatral. Os solistas são: Fernando Alves, Don Quixote; Leandro Costa, Sancho Panza; Andre Luiz de Souza, Basilio; Paola Soneghetti, Quitéria; Julia Anjos, Grisóstomo; Bruno dos Anjos Pimentel, Pedrillo e Luan Goes, Comacho. Os cenários e figurinos, preparados pela Escola de Belas Artes (EBA), já estão “bem adiantados”, avisa José Henrique. A coreografia será da ECO, que também participa da produção, juntamente com funcionários da EM. Considerada uma das mais bem sucedidas experiências de ensino e extensão, é um trabalho “da Universidade” em todos os sentidos, ressalta José Henrique (leia mais em...).


Sinopse da Ópera

A história se passa em uma aldeia. Enquanto percorrem a estrada, Don Quixote e Sancho Panza discutem sobre os valores de um verdadeiro herói e recordam suas aventuras. Um grupo de pastores se aproxima e Quixote já vislumbra uma nova aventura. Dois jovens, Pedrillo e Grisóstomo, se apresentam e contam aos viajantes o casamento entre o rico Comacho e a bela Quitéria. Don Quixote retruca dizendo que nenhuma mulher pode ser mais bela do que sua Dulcineia e se dispõe a enfrentar aquele que discordar. Os pastores, então, perguntam quem são os dois viajantes e ouvem: o fidalgo cavaleiro Don Quixote de la Mancha com seu fiel cavalo Rocinante e Sancho Panza e seu burrico Gris.

Grisóstomo, então, se lembra que, enquanto todos estão em festa e alegres, há alguém que sofre com o casamento. Diz tratar-se de Basílio, que ama Quitéria desde criança. Esta, por sua vez, casará com Comacho por sua riqueza (leia mais...).




NOTA:

(1) Escola de Música da UFRJ:
http://www.musica.ufrj.br/




Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

domingo, 10 de abril de 2011

1° FESTIVAL AUDIOVISUAL DA REDE SME-RJ








PRORROGADAS ATÉ O DIA 15 DE ABRIL (2011) AS INSCRIÇÕES DO 1° FESTIVAL
AUDIOVISUAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO


Foram prorrogadas, até o dia 15 de abril, as inscrições para o I
Festival Audiovisual de Rede Pública Municipal de Educação do Rio de
Janeiro, evento que acontece na cidade carioca de 4 a 11 de novembro
de 2011.

Para participar, basta enviar uma cópia em DVD do filme e uma
cópia em CD de uma imagem representativa da película, no formato jpeg,
com 300 dpi de resolução, para a Gerência Mídia e Educação da
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME), localizada
na Rua Afonso Cavalcanti, 455, 4º. andar, sala 423, na Cidade Nova. É
necessário encaminhar, junto com o material, a ficha de inscrição que
encontra-se em anexo.

O 1° Festival Audiovisual de Rede Pública Municipal de Educação do Rio
de Janeiro tem como objetivo divulgar as produções audiovisuais de
alunos da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e promover um fórum
de reflexão e debate sobre os conteúdos da produção audiovisual,
ampliando o campo de visibilidade da diversidade de culturas e
identidades da cidade.

Na programação do festival, está prevista a exibição de filmes
produzidos por professores e alunos da Rede Pública Municipal do Rio
de Janeiro.


Informações:

Adelaíde Léo
Gerência de Mídia Educação-SME/RJ
(21)2976-2318
(21)2976-2319



NOTA:
Informações recebidas de Adelaíde Léo (Gerência de Mídia Educação-SME/RJ) via e-mail


Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

sábado, 9 de abril de 2011

domingo, 3 de abril de 2011

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO E MAM-RJ (19/03/2011)


Capa do material educativo


Flashes do curso de "Formação de Professores do Setor Educativo da Fundação Bienal de São Paulo" em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM-RJ (19/03/2011).



Carlos Barmak apresentando a proposta ao público de arte educadores


"Esse encontro é decorrente do projeto 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas, na qual encontram-e expostas (MAM-RJ) obras que fizeram parte da mostra em São Paulo."









O encontro contou com a presença significativa de arte-educadores da rede (SME-RJ) entre os de outras instituições



Material educativo que os professores receberam



Outros flashes... Outros olhares...



Luiz Guilherme Vergara (MAM-RJ)


"A Formação em Arte Contemporânea tem como principal objetivo discutir questões da arte contemporânea e seu ensino, além de apresentar os conceitos da 29ª edição."





Arte-educadoras (artes visuais) da rede - PCRJ/SME-RJ







Informações:
Núcleo Experimental de Educação e Arte

Contato: 55 21 2240 4948

educacao@mamrio.org.br
nucleoexperimental.blogspot.com
www.mamrio.org.br


Representante da SME-RJ: Jacqueline Mac-Dowell

Fotos: Imaculada Conceição

Postado por Imaculada Conceição M. Marins



EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA ARTE (III)




Proposta de trabalho da professora Carla Regina da E. M. Professor Gilberto Bento / 9a.CRE neste primeiro semestre de 2011 (*).

"Acredito na arte como produção de sentido! A arte de viver é a forma de executar com habilidade e imaginação o exercício do dia a dia, e encontrar o espaço e o território da alegria."




Trabalho inspirado na marchinha de carnaval "Olha a cabeleira do Zezé"





"A Escola Municipal Professor Gilberto Bento acolheu o ano letivo de 2011 de braços abertos, em um ato próprio de afeto, de cuidar, de dar colo com desprendimento, espontaneidade e espirituosa manifestação de alegria."



Professora Carla, à direita da foto, abraçada pelo trabalho "Colo"


"O mural feito em forma feminina e braços gigantes, preenchidos pelos alunos de bolinhas de jornal, pode ser manipulados pelas turmas, que podem percebem-se envolvidos e protegidos, serve para dimensionar a escola como um espaço de interação e de vivencias de aprendizagem significativa."



Trabalho inspirado na obra de J. Carlos



"Alegria e espontaneidade que faz pensar o sentido terapêutico da arte é a tese dos trabalhos com a proximidade do carnaval."

"Analise das obras de J. Carlos: Os personagens do carnaval carioca, assim como as formas sutis e belas das mulheres que comovem e confirmam a identidade de nossa cidade como um verdadeiro palco. E assim pensar e comemorar o aniversario do Rio de Janeiro. Identificar o genial cartunista, ilustrador, poeta do humor carioca, artista sensível aos detalhes da sociedade daquela época. E Como as riquezas de detalhes suas charges marcam o ritmo da festa a beleza da cidade. Os desenhos de pierrôs colombinas, malandros , foliões e defensores de um tempo que através do talento e versatilidade de J. Carlos idealizamos um espírito de harmonia e romantismo. Esses personagens mascaram os sonhos e fantasias com muito glamour e muita arte. 'Eita carioca danado!'d"

"Contextualizar as Artes como elo de motivação e reflexão do aluno em direção à sua autonomia, é uma maneira de despertar para as formas de apreender e aprender de fato."

"Os alunos PEJA adoraram entender o significado do carnaval, sua história. Após explanação e debate com a professora de artes, entenderam esta pratica festiva como parte de um conjunto de manifestações do povo, cultura popular, assim como também um elemento para a industria turística e cultural. Ouviram várias marchinhas, esse ritmo que arrasta qualquer um para a folia, e focaram em uma delas para fazer artes. “Olha a cabeleira do Zezé”, música de João Roberto Quelly. Uma forma de brincar com prazer e atenção às diversidade que andam pelas cabeças, cor, linha, ponto, ritmo e volume... Códigos visuais!"

"Assim os territórios das artes vão se apresentando e conformando ao universo do aluno: O corpo, o chão, as paredes, a memória... Inicia-se o ano letivo."


Carla Regina
Professora de artes visuais da E.M. Prof.Gilberto Bento da Silva / 9a.CRE



NOTA Conheçam mais sobre a escola E.M. Bento Silva na postagem de Marcia Cristina Alves (representante da 9a.CRE junto ao Rioeduca.net)


(*) Texto e fotos da professora Carla Regina enviados por e-mail

Postado por Imaculada Conceição M. Marins