sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dicas para Professor: 30ª Bienal - Jogo Educativo


Olá, colegas arte-educadores! Olhem que interessante este jogo educativo que está no site da Trigésima Bienal de São Paulo, "A Iminência das Poéticas"!  Que tal desenvolver uma proposta de articulações/correlações de imagens ("constelações") com os seus alunos, a partir dos trabalhos de arte desta Bienal? As reproduções das obras para montar as "constelações" vem acompanhadas de informações pertinentes sobre cada uma delas! Vocês podem explorar essas informações com os alunos. Se a escola de vocês tem acesso fácil à Internet, o trabalho pode ser realizado na própria escola, senão, lancem como sugestão de trabalho "para casa" (que pode ser também na lan house etc.), individual ou em grupo! Vocês podem ainda, a partir das conceituações e propostas dos artistas, lançar um desafio à turma: a elaboração de uma proposta de arte contemporânea![*]

Acima, a "constelação" que criei para testar o jogo! ;-)

Testem também, é muito divertido! http://jogoeducativo.30bienal.org.br/jogo/ 


Profª Imaculada Conceição





O JOGO


"Constelações são conjuntos de estrelas próximas umas às outras. Foram criadas por astrônomos que, ao observar o céu noturno, perceberam que, traçando linhas imaginárias entre as estrelas, criavam os mais variados desenhos. O que você vê quando olha para o céu em uma noite estrelada? Em diversos lugares as coisas são organizadas a partir de um determinado critério. Nas bibliotecas, por exemplo, os livros costumam ser dispostos por assuntos e autores; nas escolas, as classes são divididas por idade. Nós mesmos, quando temos uma coleção, inventamos um motivo e uma forma especial para organizá-la. Que outras coisas podemos agrupar?


 Na 30ª Bienal – A iminência das poéticas, a curadoria pensou em constelações, nas quais as obras de artistas se relacionam de alguma maneira. Sua disposição no espaço, a proximidade ou distância entre as obras nos ajudam a perceber novos aspectos dos trabalho, suas semelhanças ou diferenças. Quando nos deparamos com uma obra de arte, às vezes, pensamos sobre a forma como lidamos com as palavras no nosso dia a dia, sobre as coisas que sentimos e acreditamos. Podemos também pensar por que guardamos coisas de um jeito ou de outro, pensar se o significado delas se transforma quando mudam de lugar. Talvez ao observarmos algumas obras, nos lembremos de quando andamos e começamos a observar o mundo a nossa volta, de quando festejamos e comemoramos algo. Algumas constelações nos levam a refletir sobre o que vemos quando parece que não há “nada” para ver ou sobre o que acontece cada vez que deixamos que algo aconteça. Existem tantas formas de juntar artistas quanto de fazer desenhos com as estrelas. Que tal criar a sua própria constelação com obras de artista da 30ª Bienal – A iminência das poéticas? 

Você está convidado a criar sua própria constelação, publicá-la em mídias sociais, mostrar a seus amigos e descobrir constelações criadas por muitas outras pessoas."





REFERÊNCIAS:
Textos e imagens reproduzidos de "Trigésima Bienal - Jogo Educativo": http://jogoeducativo.30bienal.org.br/jogo/ (ver o passo a passo no link)


[*] Ano passado, realizei um trabalho com os meus alunos do ensino fundamental II a partir do conceito de "efemeridade" na arte contemporânea...
http://artemariopiragibe.blogspot.com.br/2012/01/propostas-de-arte-efemera.html (cliquem no link se quiserem conhecer).


Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário