quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Terceira Edição da Mostra Conexão das Artes SME-RJ



A Mostra Conexão das Artes SME-RJ chega agora, em 2012, a sua terceira edição!

Diferente das Mostras anteriores, que se realizaram no Teatro Gonzaguinha, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian,  o evento deste ano aconteceu no Espaço do Servidor, térreo da Prefeitura do Rio (PCRJ), no dia 29 de outubro de 2012, com apresentações dos trabalhos de música, teatro e artes visuais realizados pelos arte-educadores da rede e seus alunos.

A seguir, alguns registros da inauguração (o acervo de fotos é dos professores Bruno Bentolila e Luciana Lima, ambos do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ªCRE).























NOTAS:
(1)*A sigla "SME-RJ" é para distinguir de um outro evento importante das artes visuais, também chamado "Conexão das Artes", da FUNARTE.
(2) Ver ainda tag "Mostra Conexão das Artes SME-RJ" para conhecer as Mostras dos anos anteriores: http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com.br/search/label/Mostra%20Conex%C3%A3o%20das%20Artes%20SME-RJ


Postado por Imaculada Conceição M. Marins

domingo, 28 de outubro de 2012

Arthur Bispo do Rosário visita a E.M. Rondon: Experiências no Ensino da Arte VI



Olá, colegas arte-educadores! Compartilhando este vídeo que a professora Lucia Menz me enviou, com as experiências que seus alunos da E.M. Rondon viveram ao entrar em contato com a obra de Arthur Bispo do Rosário (1911-1989*)...

Arthur Bispo do Rosário foi um artista que produziu as suas obras na maioria em bordados que revelavam o seu mundo, as suas vivências e as suas experiências. Assim, após os alunos conhecerem a obra, criaram imagens em suas camisetas, através de um diário de imagens e palavras. Saiu um trabalho terapêutico, pois alguns trouxeram para as camisetas experiências significativas de suas vidas. Na mostra de Arte que acontecerá em breve, haverá um desfile com estes trabalhos. Adorei a experiência! 

...escreveu a professora Luciana Menz, no seu álbum "Projeto: 'De Artista e Louco Todo Mundo tem um Pouco'", do Facebook, em 2 de setembro de 2012.

A Mostra na escola acontecerá no dia 5 de novembro! Mais um trabalho em arte educação inspirador, muito bom!


"Este vídeo mostra o trabalho realizado sobre o artista Arthur Bispo do Rosário pelos alunos da Escola Municipal Rondon, RJ, com a orientação da professora de Artes Plásticas Luciana Menz. Arthur Bispo do Rosário produziu um conjunto de obras dentro da Colônia Juliano Moreira, reconstruindo um novo mundo, através do registro de seus conteúdos interiores na configuração de imagens criadas com restos de materiais e transformados em obras de Arte. Os alunos, conhecendo o processo do artista, foram orientados a transformar suas blusas, por meio do desenho, da pintura e da assemblagem, contanto como num diário de imagens e palavras suas experiências de vida, seus gostos, seus interesses, registrando assim suas identidades nas blusas que eles próprios desfilaram. Como alguns alunos não tiveram a autorização de imagem cedida, seus colegas desfilaram em seus lugares. Assim foi formado este clipe, com o fundo musical: É Preciso Saber Viver, música de Roberto Carlos e interpretação de Titãs". [texto que acompanha o vídeo no YouTube]






Arthur Bispo do Rosário e uma de suas obras



NOTAS:
(1) Informações sobre Arthur Bispo do Rosário: (*)Enciclopédia Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=568
(2) Vídeo "Arthur Bispo do Rosário na 30ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo", Revista Época online: http://globotv.globo.com/editora-globo/revista-epoca/v/arthur-bispo-do-rosario-na-30a-bienal-internacional-de-artes-de-sao-paulo/2117161/
(3) Blog "@rtes Visua@s", da profª Luciana Menz (E.M. Rondon): http://artesvisuaislucianamenz.blogspot.com.br/


Postado por Imaculada Conceição M. Marins

Hoje, 28 de outubro, Dia Internacional da Animação!


O Dia Internacional da Animação é comemorado em 28 de outubro, pois foi nesse dia que, "em 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção de seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. O evento marcou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo. E tudo isso ainda três anos antes da invenção do cinematógrafo" (ver mais a respeito no blog do Anima Mundi: http://blog.animamundi.com.br/dia-internacional-da-animacao/)!


VINHETA DO DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO







Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

sábado, 27 de outubro de 2012

Mostra Conexão das Artes SME-RJ 2012



Olá, colegas arte-educadores!

Repassando o convite da Mostra de Artes da rede  Municipal do Rio de Janeiro (informações enviadas pela profª Fátima Cunha, Gerência de Educação da SME-PCRJ):

A Mostra Conexão das Artes SME-RJ deste ano acontece no Espaço do Servidor, no térreo da Prefeitura do Rio, com apresentações de música, teatro e artes visuais. Abertura nesta 2ªfeira, dia 29 de outubro de 2012, às 14 horas.

Conheçam o trabalho dos alunos e arte-educadores de nossa rede!


Trabalhos dos alunos da profª Luciana Lima, do Núcleo de Arte Grande Otelo/6ªCRE-RJ, da oficina itinerante na Escola Municipal Maurice Maeterlinck, apresentados na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra 


Trabalho dos alunos do prof. Jabim Nunes de Souza, que  participou da Mostra Extensividades (clique aqui para ver mais) e que estará representando o Núcleo de Arte da 6ª CRE na Mostra Conexão das Artes SME-RJ 2012



Postado por Imaculada Conceição M. Marins

Musical no Núcleo de Arte Grécia



Olá, colegas arte-educadores!

No grupo dos Professores da PCRJ, do Facebook, soube pelo post de Dolores Delrio que o Núcleo de Arte Grécia (situado na E.M. Grécia) estará apresentando um musical (ver cartaz acima).

Prática de montagem com os alunos da Oficina de Teatro, Dança e Música. Direção: Patrícia Alves.

Telefone para as escolas interessadas em agendar: (21)3458-2421



NOTA:
Link do post no Facebook: https://www.facebook.com/groups/professores.pcrj.sme/permalink/430462303683754/


Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"SALVE A FLORESTA!": EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA ARTE V


Olá, colegas arte-educadores! O professor Jabim Nunes de Souza, do Núcleo de Arte Grande Otelo/6ªCRE-RJ, enviou-me por e-mail um material muito interessante e inspirador para nós, que lecionamos arte na escola, e por isso eu compartilho aqui com vocês.

É sobre o trabalho que ele realizou este ano em sua oficina itinerante do Núcleo de Arte, que aconteceu na E.M. Alziro Zarur/6ªCRE-RJ.

Algumas das obras realizadas por seus alunos foram selecionadas para participar da II Mostra Extensividade SME-RJ 2012, que acontecerá no dia 24 de outubro, no saguão do Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio.

O texto a seguir é de autoria do próprio professor Jabim. E as fotos são dos professores Jabim Nunes e Simone Pereira.


Estudos para as obras "árvores"


PROJETO: SALVE A FLORESTA!

 Por Jabim Nunes de Souza

Durante a oficina, buscamos proporcionar vivências significativas em arte, conduzimos a criação, valorização e a articulação do fazer e o conhecer para que realizassem suas produções , articulando a percepção, a imaginação, a emoção, bem como a investigação, a sensibilidade e a reflexão.


Chamado de Rio+20, o encontro que marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrido na capital carioca em 1992.

Preocupados em equilibrar a relação do ser humano com o meio ambiente, diminuindo as graves consequências que a exploração dos recursos naturais pela sociedade vem causando ao planeta terra, como o aquecimento global, a poluição dos rios, provocados pelo desmatamento de grandes áreas de florestas.


Nas últimas décadas, alguns artistas engajaram-se nessas questões, buscam, por meio de seus trabalhos, chamar a atenção da sociedade para os riscos da destruição da natureza.

Nós da Oficina de Pintura/Escultura do Núcleo de Arte Grande Otelo-6ª CRE, aproveitamos o tema, para aproximar a arte com a natureza. A partir das exibições de fotografias e vídeos,nossos alunos conheceram Frans Krajcberg o polonês, radicalizado Brasileiro engajado na causa da preservação da natureza.


Durante as aulas perceberam que o desenho: é a arte de criar formas por meio de linhas ou traços sobre uma superfície bidimensional, normalmente tendo como suporte o papel e escultura, é a arte de representar algo em três dimensões; largura, altura e profundidade. Viram que os materiais utilizados para realizar esculturas poderiam ser diversos, tais como; metal, mármore, argila, madeira, sucata, pedras, plásticos, resina.


Foram propostos estudos de árvores a partir de desenhos. Descobriram várias possibilidades de esculpirem, em uma diversidade de materiais, escolhendo como elemento principal, o arame, por ser um material de bastante flexibilidade e que, quanto mais fino, mais fácil de manuseá-lo. Durante o momento de criação, alguns utilizaram até mesmo galhos secos, na composição de suas obra e para copa das árvores, aplicaram sacolas de mercado nas suas mais variadas cores e, com ajuda de um aquecedor elétrico, fizemos o derretimento das sacolas, obedecendo as cores dos projetos originais criados por eles,reaproveitaram recipientes plásticos para base das árvores, como vasilhame de cloro, desinfetante e amaciante.

Prof. Jabim Nunes e seus alunos da E.M. Alziro Zarur

Para nossa surpresa e alegria, eles ficaram muito entusiasmados! Pesquisaram, criaram e deram formas ao tema! O resultado está aí! Para vocês apreciarem!

Jabim Nunes de Souza



NOTAS:
(1) Postagens afins: Experiência no Ensino da Arte II: http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com.br/2011/02/experiencias-no-ensino-da-arte-ii.html e Núcleo de Arte 6ªCRE-RJ: Nova Sede: http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com.br/2012/04/nucleo-de-arte-da-6cre-em-nova-sede.html
(2) Blog do Núcleo de Arte Grande Otelo 6ªCRE-RJ: http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/
(3) Página da E.M. Alziro Zarur no Facebook: https://www.facebook.com/escolamunicipalalziro.zarur
(4) Blog da E.M. Alziro Zarur: http://alzirozarurnarede.blogspot.com.br/2012/10/maratona-de-historias.html?spref=fb

Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Trabalho de Nossas Escolas na 2ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio





Olá, colegas arte-educadores!


Recebi um novo e-mail da profª Luciana Bessa, da Gerência de Mídia-Educação SME-RJ, responsável pelo Projeto Cineclube nas Escolas, e quero compartilhar com vocês... 


O Projeto Cineclube nas Escolas tem o prazer de divulgar...

Seis escolas têm produções exibidas na 
2a. Mostra de Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio



Evento conta, ainda, com mesas-redondas que irão discutir a relação cinema e educação

Nos dias 22 e 23 de outubro será realizada a 2a. Mostra de Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, na Fiocruz. Este ano, seis escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro terão suas produções exibidas para o público.

Projeto Cineclube as Escolas fará parte da mesa-redonda "Crítica da cultura, imagem e educação", no dia 22/10 (2a. feira), às 14h, junto com outras propostas na área do audiovisual apresentadas pelas professoras Adriana Fresquet (UFRJ) e Roberta Lobo (UFFRJ).

O evento será realizado no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Ficoruz).

O endereço é Av. Brasil - 4365 - Maguinhos - Rio de Janeiro. Informações pelo telefone: (21)3865.9797. 

Confira, abaixo, a programação:



Dia 22/10 - MESA DE ABERTURA | 9:30h às 10h

Gregorio Galvão de AlbuquerqueCoordenador da Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ)
Bete Bullara CINEDUC e Mostra Geração
Equipe da 2ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio NUTED

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS | 10h às 12:30h

Vídeos produzidos por escolas de ensino fundamental e médio Mediadores: Jean Costa, Marina de Freitas Garcia e Mariana Siracusa (EPSJV/FIOCRUZ)

ALIENADO
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

DIFERENTE SIM, E DAÍ?
Escola Municipal Professor Vieira Fazenda - Barra de Guaratiba

DO QUE NÃO VEMOS...
Colégio de Aplicação - UFRJ

LUTAR, LUTAR E LUTAR
Colégios Estaduais Collechio; Hélio Peregrino ; Moacyr Padilha

OS LOIROS DO BANHEIRO
Escola Municipal Beneventura Ribeiro

VERMELHO
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

MESA REDONDA | 14h às 17:30h Crítica da cultura, Imagem e Educação Mediador: Gregório Galvão de Albuquerque (EPSJV/FIOCRUZ)

EXIBIÇÃO DE FILMES E DEBATE| 18:30h às 22h Debate com Diretor "Zeca Ferreira" Mediador: Marina Garcia(EPSJV/FIOCRUZ) 


Dia 23/10 -EXIBIÇÃO DE VÍDEOS | 9:00h às 12:30h

Vídeos produzidos por escolas de ensino fundamental e médio Mediadores: Jean Costa, Marina de Freitas Garcia e Mariana Siracusa (EPSJV/FIOCRUZ)

A ÚLTIMA CRÔNICA
Escola Municipal Rose Klabin

ANTIGAS NAMORADAS
Colégio Estadual D. Pedro II - Petrópolis

CARTINI ANIMATI
Scuola Primaria “Marconi” di Roncaglia- Itália

CRÔNICAS DO ALL STAR
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

DROGAS NUNCA MAIS
Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles

ESSE É O MEU BARATO
Escola Municipal Monteiro Lobato - Guaratiba

ESSE É O NOSSO VIDIGAL
Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão

FOLLOW ME
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

LUCE
Scuola Primaria “Marconi” di Roncaglia- Itália

MENTE POLUÍDA
AMDEM- Associação Mogicruzense para a Defesa da Criança e do Adolescente - Mogi das Cruzes - SP

EXIBIÇÃO DE FILMES E DEBATE | 
14h às 17:30h Debate com Diretor "Nelson Pereira dos Santos" Mediador: Gregorio Galvão (EPSJV/FIOCRUZ)

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS | 
18:30h às 22h -Vídeos produzidos por EJAS Mediador: Moyses Gomes (EPSJV/FIOCRUZ)

Luciana Bessa
(Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação)

NOTA: 
II Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio: http://www.epsjv.fiocruz.br/mostrajoaquimvenancio/


Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

Metropolitan Museum of Art - Catálogos para Download Gratuito



Olá, colegas arte-educadores!

Compartilhando uma dica super legal que recebi da profª Josefa Ribeiro...

O Metropolitan Museum of Art disponibilizou seus catálogos a partir de 1964 para download gratuito!

É só clicar no link e escolher a publicação:  http://www.metmuseum.org/metpublications


Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cineclube Educação: Viajando com o Cinema!



Olá, colegas arte-educadores! 

Repassando e-mail de Luciana Bessa, professora da Gerência de Mídia Educação da SME-RJ, responsável pelo Projeto Cineclube nas Escolas... 

Prezados Professores,

É com alegria que o Projeto Cineclube nas Escolas convida para a segunda sessão do programa "Cineclube Educação - Viajando com o Cinema", no Oi Futuro Ipanema, no dia 31 de outubro, quarta-feira, às 18h30. Nesse dia, haverá uma sessão exclusiva do filme "O Garoto de Bicicleta" ["Le Gamin au vélo"], dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, para professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.
Após o filme haverá debate com crítico de cinema Rodrigo Fonseca. 
A sessão é GRATUITA, e para garantir o seu lugar basta enviar um email para agendamento@cineduc.org.br com os dados:

Nome completo:
Disciplina:
Escola:
Email:
Telefone:
O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala (120 lugares). 


O filme "O Garoto de Bicileta" conta a história de Cyril Catoul (Thomas Doret), 11 anos, que tem um objetivo: encontrar o pai, que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha (Cécile de France), a administradora de um salão de cabeleireiro, que permite que o garoto passe os fins de semana com ela. Entretanto, Cyril não consegue reconhecer o carinho com o qual é tratado por Samantha, graças à raiva que sente por ter sido abandonado pelo pai.

É o 4º filme dirigido pelos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne a ser premiado no Festival de Cannes. Os demais foram Rosetta (1999) e A Criança (2005), ambos ganhadores da Palma de Ouro, e O Silêncio de Lorna(2008), que venceu o prêmio de melhor roteiro. Outra curiosidade sobre esse filme foi que ele esteve na abertura da Mostra de Cinema de São Paulo de 2011.

Tome Nota!
Filme: O Garoto de Bicicleta
Oi Futuro Ipanema  (ao lado do metrô)
Rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar - Ipanema – Rio de Janeiro / RJ
Capacidade da sala: 120 lugares

Esperamos você lá!

Luciana Bessa - Gerência de Mídia Educação SME-RJ




Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Professores, que tal levarem seus alunos para visitar exposições de artes?

O cartaz acima é o da próxima mega exposição do CCBB-RJ
(enviado pela profª Tania Araujo)

Olá, colegas! Que tal levarem seus alunos para visitar exposições de artes? Eu sei que a maioria já tem por hábito incluir essas atividades extraclasse em seus planejamentos; mas também sei que alguns não o fazem pensando que é muito mais difícil do que de fato é conseguirem transporte gratuito!

Um dica de professora: o MAM-RJ, o CCBB-RJ, o Centro Municipal Hélio Oiticica, o Museu do Pontal etc. costumam fornecer ônibus para as visitas guiadas às exposições (e ainda: atividades interessantíssimas em seus setores educativos).

 O MAM-RJ, por exemplo, solicita apenas que se envie um email (para educativo@mam.org.br) informando os seguintes dados:
Nome completo
Nome da escola/ instituição
Cargo
E-mail
Telefone
 Dia e horário de interesse para a visitação...

O CCBB Educativo, que desenvolve visitas mediadas, ações educativas e eventos especiais voltados para famílias, grupos escolares, educadores, idosos, ONGs e pessoas com deficiência, idem, basta entrar em contato (telefone do setor educativo: 21 - 3808-2070 / 2254)! Há igualmente ônibus gratuito para as escolas públicas![*] O mesmo para o Centro de Arte Hélio Oiticica, Museu do Pontal etc.![**]

Outra dica: caso não consigam de imediato o agendamento, INSISTAM, liguem novamente, enviem novamente o e-mail, peçam para incluir sua escola numa lista de reserva (caso haja)... vale a pena!


Acima, programação de outubro/2012 do MAM-RJ
(por e-mail pelo Educativo MAM)

NOTA:

[*] Confiram a disponibilidade, pois há períodos em que, acredito que por falta de patrocinadores/investidores, o transporte gratuito fica suspenso em algumas instituições.

[**]Para saberem mais sobre os contatos (e-mail, telefone, endereço etc.), cliquem nas imagens da coluna lateral (aqui, de no nosso blog Conexão das Artes SME-RJ), onde estão os ícones das instituições (MAM, CCBB, Centro de Arte HO, Museu do Pontal, Caixa cultural etc.), e acessem os respectivos sites! Cito aqui as instituições que já levei meus alunos com transporte fornecido pelas próprias. Mas certamente há outras, é só pesquisar! ;)

------> Vejam que material educativo interessante (sobre a nova exposição do CCBB): http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/Impressionismo2012B.pdf

 Boas artes! :)

Imaculada Conceição M. Marins