sexta-feira, 17 de julho de 2015

PROFESSOR DE MÚSICA DA REDE LANÇA LIVRO: A PERCUSSÃO E O ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA

 Professor Marcello Teixeira

          O professor de música da rede municipal do Rio, pesquisador, percussionista e baterista, Marcello Teixeira, estará lançando seu primeiro livro, A Percussão e o Ensino Superior em Música, pela UFRJ, dia 23 de Julho, às 19h, na Livraria da Travessa, em Botafogo. Professores tem desconto de 50% no livro na noite de autógrafos!
            Marcello leciona Música na E.M. Araújo Porto Alegre/2ªCRE e ministra uma oficina de bateria no Núcleo de Arte Sebastião Bernardes de Souza Prata - Grande Otelo/6ªCRE-RJ. 
             
"PERCUSSÃO É O TEMA DO NOVO LIVRO DA EDITORA-UFRJ

           Por que o ensino formal dos saberes e práticas da percussão vinculados à música popular não ocorre de forma regular e sistematizada na academia? Essa é uma das questões discutidas em A percussão e o ensino superior em Música, livro de Marcello Teixeira, que será lançado pela Editora UFRJ em parceria com o curso de Produção Editorial da Escola de Comunicação da universidade. O evento acontecerá no dia 23 de julho, às 19h, na Livraria da Travessa, R. Voluntários da Pátria, 97, Botafogo. 
            Ao fazer a pesquisa, que resultou em sua dissertação de mestrado e posteriormente deu origem a esse livro, o autor também tratou de possíveis relações entre os processos de seleção curricular das instituições de ensino superior em Música do Rio de Janeiro e questões socioculturais presentes na sociedade brasileira, que nos remetem ao processo de colonização e ao desenvolvimento histórico dos seus centros urbanos. 
         Marcello, professor, pesquisador e percussionista apaixonado pelo seu ofício, nos leva pela história da música popular criada e desenvolvida no Rio de Janeiro. No livro saboreamos a história do ritmo que, a partir da miscigenação que constitui nosso povo e da interinfluência de sonoridades europeias e africanas, ganhou molho e sabor próprios no nosso país, marcando definitivamente a música popular brasileira."


 A percussão e o ensino superior em Música
Marcello Teixeira – Editora UFRJ
116 p.; R$ 30,00, 14x21cm
ISBN: 978-85-7108-401-8
2015

Lançamento: 23/07/2015, quinta-feira, às 19h
Livraria da Travessa,
R. Voluntários da Pátria, 97, Botafogo
Assessoria de Imprensa: Maria do Socorro Moura - maria@editora.ufrj.br
Tels. 2542-7646 / 99296-6806



Postagem e fotos de Imaculada Conceição Manhães Marins
Informações - release da Editora UFRJ - enviadas pelo Prof. Jabim Nunes

quinta-feira, 16 de julho de 2015

XXV CONFAEB









Possibilidades no ensino da arte complementares ou excludentes? 
Sylvia Bojunga 
Ao preparar planos de ensino e conceber projetos educativos nas diferentes linguagens artísticas, os professores de arte deparam-se com a necessidade de fazer escolhas. Diante da multiplicidade de tendências pedagógicas no campo do ensino das artes, que convergem conceitos e elementos constitutivos dessa área de conhecimento, que caminho escolher? Que pressupostos teóricos, metodológicos e político-pedagógicos estariam mais sintonizados com a contemporaneidade e a realidade escolar? Nesse cenário, fazemos a seguinte provocação: a abordagem triangular e a cultura visual se excluem?
Com a palavra, os especialistas que convidamos para expor seus pontos de vista e nosso convite para que você publique também seus comentários sobre este tema.
 
FERNANDO HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ
Professor da Unidade de Pedagogias Culturais da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, Espanha, é coordenador da Pós-graduação em Artes e Educação.
“Nada começa do zero:
as tendências em ensino da arte
se entrecruzam e transitam
por espaços de diálogo.”
 
(veja mais no site do Arte na Escola, Boletim 76)
Arte na Escola (Logotipo) Saiu o Boletim Arte na Escola edição nº 76 maio /junho